Proteja o ambiente na hora da reforma
Voltar para o blog

Proteja o ambiente na hora da reforma

O início da obra do seu imóvel está chegando e uma das providências a ser tomada é proteger o ambiente das atividades da reforma.
Além da intensa circulação do pessoal responsável por ela há ainda a poeira do quebra-quebra, serra-serra e da lixação de tetos, paredes e pedaços de madeira; e os respingos de tinta e massa.
Sem contar com o trânsito do próprio material de construção, que pode causar arranhões, pancadas e mesmo a quebra de portas, janelas e vidros.
A proteção de móveis, objetos e superfícies pode acarretar em prejuízos, encarecendo ainda o custo total da sua reforma – e você não pode contar com os cuidados da equipe de obra.
Saiba agora como poupar o ambiente e seus pertences.

Protegendo o seu piso

A ideia geral é a de que qualquer resto de jornal, plástico ou papelão é eficiente para recobrir o chão durante as obras.
Na verdade eles só são uma opção razoável se a reforma for mínima, como pintar uma parede.
No caso de obras mais extensivas esqueça-os – e também não confie nas lonas: elas não absorvem líquidos e pastas, facilitando o vazamento para as bordas.
Além disso elas rasgam com alguma facilidade, facilitando arranhões e manchas por respingos.
Lonas, jornais, plásticos e papelão também tendem a sair do lugar – o que chega a ser perigoso quando do uso de escadas.
Por conta dessa ineficiência, o mercado atualmente oferece produtos específicos para a proteção do piso durante a reforma.
A manta autoadesiva é uma película que adere ao chão e é facilmente removível. Protege não apenas de substâncias líquidas como também de arranhões.
Pode ser colocada sobre cerâmicas, fórmicas, mármores, porcelanatos, laminados e muitos outros tipos de revestimentos.
Há, também, o Salva Piso, feito a partir de uma fusão de plástico bolha e papel kraft. Ele promete total proteção e alta durabilidade, sem precisar ser trocado ao longo da obra.
Independente da opção, fique sempre atento aos cantinhos do piso: eles tendem a ficar desprotegidos. Certifique-se de que estão bem cobertos.

Cuidados com móveis e objetos durante a obra

Mas antes mesmo de proteger o chão é preciso saber o que fazer com os móveis e objetos do ambiente.
O ideal mesmo é transferi-los para outro cômodo, de modo que não corram o risco de sofrer esbarrões, respingos, arranhões e o acúmulo de poeira.
Mais que isso: guardar móveis e objetos em outro lugar da casa abrem espaço para a livre circulação dos trabalhadores.
Tudo deve ir: estantes, prateleiras (inclusive porcas e parafusos), lustres, espelhos de tomadas e interruptores, tapetes…
Para facilitar a organização, acomode esses itens em caixas de papelão.
A mobília, se possível, deve seguir para outro cômodo também; no entanto, se isso não for possível, ela deve ser completamente coberta.
Recomenda-se embrulhá-la num pano grosso e, em seguida, cobrir tudo com um plástico resistente ou papel bolha.
Coloque todos os móveis no centro do ambiente, para que as paredes fiquem livres para serem trabalhadas.
Caso a reforma seja na cozinha, vale a pena dedicar um esforço extra para remanejar a geladeira para outro lugar da casa e mantê-la funcionando.
O fogão pode ficar na própria cozinha em obras, mas o microondas pode acompanhar a geladeira: ele será útil para aquecer as refeições, substituindo o fogão parcialmente.
Se a obra é no quarto, recomenda-se que as roupas sejam retiradas do armário e acomodadas em outro cômodo da casa – dentro de malas, por exemplo.
Mesmo protegendo bem o guarda-roupas, o simples ato de abri-lo rapidamente para retirar peças colaborará para a entrada de poeira.


Manutenção das áreas em obra

O espaço que está sendo reformado não precisa ficar completamente bagunçado durante o processo.
Sabendo disso, o próprio pessoal responsável pela obra costuma ajeitar o local ao final do dia.
A recomendação é recolher diariamente, no final dos trabalhos, os resíduos da obra e colocar tudo diretamente na lixeira. Chame periodicamente o serviço de retirada de entulhos.
Se a poeira estiver muito intensa, passe uma vassoura no chão.
Exija que os trabalhadores guardem sempre as ferramentas nas caixas, para evitar acidentes.


Crie um planejamento para a sua reforma

Se a reforma da sua casa for mais extensiva, crie um calendário para planejar em quais dias determinados cômodos estarão livres ou interditados.
Pode ser que você precise até mesmo dormir fora de casa durante algumas noites.
Considere que o cheiro de determinados produtos, como tintas e colas, podem exigir que a residência fique desocupada por certo tempo também.
Planeje qual cômodo acomodará uma cozinha improvisada se a cozinha estiver em obras e assim por diante.

Outros posts

  1. Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale o seu imóvel? Vamos há algumas perguntas chaves para ajudá-lo a definir! 1) Você conhece todo o real potencial do seu imóvel? 2) Acompanha a movimentação do mercado imobiliári...

  2. Você sabe o que é o IPTU?

    Você sabe o que é o IPTU?

    O Imposto Predial e Territorial Urbano, popularmente conhecido como IPTU, é um tributo cobrado pelos municípios sobre toda propriedade imobiliária: casas, prédios comerciais e industriais, terrenos e...

  3. Venha fazer parte de nossa Família!

    Venha fazer parte de nossa Família!

    Olá Corretor, Nós sabemos como a vida de corretor é emocionante. As pessoas deixam em nossas mãos um dos maiores sonhos que carregam: encontrar um lar. É revigorante realizar esse sonho, mas sabemos...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Lajeado/RS

Fixo
(51) 3011-0900
Mari - Aluguel
(51) 99309-3953
Ivo - Vendas
(51) 98109-8190

Lajeado/RS

Mari - Aluguel
(51) 99309-3953
Ivo - Vendas
(51) 98109-8190