Como saber se o valor do aluguel é justo?
Voltar para o blog

Como saber se o valor do aluguel é justo?

Ao procurar um imóvel para alugar em Lajeado e região, a maioria das pessoas busca um valor do aluguel baixo. No entanto, o que é interessante para nortear a busca deve ser o bom custo-benefício, afinal, mais do que pagar barato pelo aluguel, quem aluga deseja morar ou empreender em um imóvel que atenda suas expectativas e necessidades.

Nas suas andanças à procura do imóvel perfeito, possivelmente você vai encontrar casas, apartamentos, sobrados e salas com valores bem diferentes, e a discrepância pode ocorrer até mesmo entre imóveis parecidos ou que fiquem no mesmo bairro.

Saiba que a lógica imobiliária não considera somente o tamanho e estado de conservação do imóvel. O valor do aluguel leva em conta diversos aspectos, dentre eles localização, o bairro ou região em que está localizado, acabamento, conforto, número de quartos, tempo de construção, etc

Para saber, então, se o preço cobrado é justo ou não, o locatário deve pesquisar e comparar imóveis na internet, além de, principalmente, contar com uma boa imobiliária para auxiliá-lo nesse processo. Isso aumenta — e muito — as chances de fazer um bom negócio.

No caso de proprietários de imóveis, os locadores, a importância de contar com uma imobiliária com muitos anos de experiência, como a Ivo Imóveis, vai além do usual. É relevante para determinar um valor do aluguel justo que a imobiliária entenda o mercado imobiliário da cidade em que atua, que tenha uma equipe preparada, treinada e especializada no trabalho.

Ao determinar o valor do aluguel, a imobiliária deve levar em consideração fatores como localização, área construída, estado de conservação, qualidade da construção, número de cômodos, segurança, número de vagas de garagem e atrativos, como armários, piscina, piso, entre outros.

Muitas vezes, após a realização da avaliação do valor do aluguel, o proprietário ainda pode levar em consideração as suas próprias necessidades de retorno do investimento e colocar o valor do aluguel no preço que considerar melhor. Porém, nesse caso, o locador pode correr o risco de ficar com o imóvel vazio, por estar fora das expectativas de pagamentos de inquilinos. Por isso, é interessante que o proprietário confie na avaliação da imobiliária, de forma que terá mais chances de alugar rápido o imóvel.

Outros posts

  1. Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale o seu imóvel? Vamos há algumas perguntas chaves para ajudá-lo a definir! 1) Você conhece todo o real potencial do seu imóvel? 2) Acompanha a movimentação do mercado imobiliári...

  2. Você sabe o que é o IPTU?

    Você sabe o que é o IPTU?

    O Imposto Predial e Territorial Urbano, popularmente conhecido como IPTU, é um tributo cobrado pelos municípios sobre toda propriedade imobiliária: casas, prédios comerciais e industriais, terrenos e...

  3. Venha fazer parte de nossa Família!

    Venha fazer parte de nossa Família!

    Olá Corretor, Nós sabemos como a vida de corretor é emocionante. As pessoas deixam em nossas mãos um dos maiores sonhos que carregam: encontrar um lar. É revigorante realizar esse sonho, mas sabemos...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Lajeado/RS

Fixo
(51) 3011-0900
Mari - Aluguel
(51) 99309-3953
Ivo - Vendas
(51) 98109-8190

Lajeado/RS

Mari - Aluguel
(51) 99309-3953
Ivo - Vendas
(51) 98109-8190