Imóveis Mobiliados x Vazios: Qual a influência deles na sua decisão de compra?
Voltar para o blog

Imóveis Mobiliados x Vazios: Qual a influência deles na sua decisão de compra?

Você já deve ter percebido que muitos imóveis colocados para comercialização estão mobiliados, enquanto outros aparecem completamente vazios.

Mas quem leva a vantagem, nesse caso? Se você está em busca de um imóvel com certeza já se deparou com dificuldades de visualizar se aquele espaço vazio ou mobiliado realmente irá caber as suas coisas – afinal, eles parecem sempre muito menores. “Ou seriam maiores”?

A verdade é que os dois podem influenciar a sua decisão de compra, logo, sua visita a eles deve ser realizada com certa cautela.

Em imóveis mobiliados visualizar o tamanho dos cômodos pode ser mais fácil. Às vezes, em apartamentos ou casas completamente vazias, não conseguimos, em uma primeira visita, ter muita noção do espaço disponibilizado. Sabe aquela sensação de que a sala é muito pequena quando a vemos sem móveis, mas depois que está mobiliada nos perguntamos “como é que coube tudo isso”? Pois é. Nos imóveis mobiliados essa dúvida é resolvida mais facilmente, já que podemos ver através da disposição dos móveis o potencial do espaço.

Como em uma ilusão de ótica, os imóveis vazios também parecem ser menores do que realmente são, uma vez que nossos olhos têm por hábito visualizar diretamente os ângulos, levando ao cérebro à tentativa de montar o quebra-cabeças ângulo x móveis (que virá a ter), fazendo com que a visibilidade do espaço seja comprometida.

É claro que ao visitar um apartamento mobiliado você poderá ter várias ideias de decoração. O efeito é o mesmo de entrar em lojas de móveis que exibem cômodos planejados: quando você tem uma referência do que aquele espaço pode ser, fica mais fácil decidir o que você realmente quer. É neste momento, que você pode estar predisposto a tomar uma decisão – a de comprar ou não aquele imóvel.

Contudo, é importante tomar cuidado para não ser influenciado por uma decoração incompatível com suas preferências, já que a mobília disponível no momento da visita, provavelmente, não fará parte da negociação.

É comum nos depararmos com pessoas que descartam um imóvel com excelente potencial por não ter gostado da mobília atual, ou achado a pintura “carregada”. Outras vezes, notamos compradores encantados com apartamentos totalmente diferentes do que buscam por estes mesmos fatores. Nunca deixe de comprar um imóvel pela pintura, afinal, você poderá fazer a sua, da cor e forma que preferir. Já com relação aos móveis, tenha sempre em mente que você não está comprando a mobília, seja ela bonita ou não, pertence ao proprietário e não deve ser empecilho para a sua negociação.

Vale lembrar que os imóveis vazios também têm suas vantagens – e podem ser um peso importante na sua decisão de compra. Neles, é possível refletir sobre a sua própria decoração, a disposição dos móveis, ou seja, imaginar a sua casa nascendo, sem a interferência de “obstáculos” visuais. Há quem prefira avaliar imóveis vazios em função disso, principalmente em se tratando de pessoas que já têm boa parte da (ou toda a) mobília.

No fim das contas, o cenário ideal é saber visualizar o real potencial do imóvel. Ou seja, se mobiliado, imaginá-lo vazio; se vazio, imaginá-lo com a sua decoração. O importante é sempre idealizar o que você faria se o adquirisse. Você teve a sensação de que aquele é o imóvel ideal, mas está receoso de não caber toda a sua mobília? Não fique na dúvida, troque por outros móveis, ainda que isso demore um pouco, afinal, mais vale um chá de casa nova do que perder a oportunidade de comprar o que realmente te encantou.

Todavia, é fundamental ficar atento a algumas técnicas que podem ter sido utilizadas pelos proprietários e que causam percepções equivocadas sobre o espaço em questão – como, por exemplo, a de uma parede espelhada, que transmite a sensação de uma a sala bem maior do que realmente é. A utilização de móveis “transparentes” como cadeiras de acrílico, mesa de vidro – isso faz com que os móveis “desapareçam” e amplie muito o ambiente. Este é também um dos pontos positivos de adquirir um imóvel pronto, o de muitas vezes não ser preciso realizar grandes ajustes, já que estando ocupado, o proprietário acaba realizando diversas benfeitorias e diante delas, não será difícil mudar um pouco mais o visual do imóvel adquirido.

Por fim, não se deixe levar apenas pelos imóveis ou decoração proposta: tenha em mente a sua referência, utilize o que puder dela, mas saiba enxergar a sua vida, e suas próprias coisas dentro daquele ambiente. Muitas vezes o imóvel pode até não estar bem conservado, no entanto, possui um grande potencial, no qual você precisará apenas realizar pequenas manutenções para dar o visual desejado.
 
Ficou com alguma dúvida? Converse com um dos corretores da Ivo Imóveis

Outros posts

  1. Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale o seu imóvel? Vamos há algumas perguntas chaves para ajudá-lo a definir! 1) Você conhece todo o real potencial do seu imóvel? 2) Acompanha a movimentação do mercado imobiliári...

  2. Você sabe o que é o IPTU?

    Você sabe o que é o IPTU?

    O Imposto Predial e Territorial Urbano, popularmente conhecido como IPTU, é um tributo cobrado pelos municípios sobre toda propriedade imobiliária: casas, prédios comerciais e industriais, terrenos e...

  3. Venha fazer parte de nossa Família!

    Venha fazer parte de nossa Família!

    Olá Corretor, Nós sabemos como a vida de corretor é emocionante. As pessoas deixam em nossas mãos um dos maiores sonhos que carregam: encontrar um lar. É revigorante realizar esse sonho, mas sabemos...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Lajeado/RS

Fixo
(51) 3011-0900
Mari - Aluguel
(51) 99309-3953
Ivo - Vendas
(51) 98109-8190

Lajeado/RS

Mari - Aluguel
(51) 99309-3953
Ivo - Vendas
(51) 98109-8190