Como financiar um imóvel?
*Lembrando que, a sua imobiliária deverá auxiliar você em todas estas etapas.
Primeiro Passo - Simulação de Crédito
Para buscar um financiamento, é preciso antes de tudo, fazer uma simulação e pré-aprovação do crédito. Depois de realizar este passo, fica muito mais fácil comparar os planos, propostas dos bancos e instituições financeiras, pois as taxas de juros variam de um para o outro, para se tomar a decisão pelo financiamento que mais se adequa à sua realidade.
Segundo Passo - Escolha da Instituição Financeira e Encaminhamento da Documentação para o Processo de Habitação
O segundo passo é definir qual será a instituição financeira para negociar, para isso avalie qual oferece o melhor plano, condições e taxas de juros melhores.
A etapa da documentação é uma das mais importantes, pois nesse momento é verificado se o comprador está habilitado para fazer o financiamento imobiliário, se o imóvel pode ser financiado e se há algum impedimento por parte do vendedor. Fique atento para não faltar nenhuma informação e com isso atrasar o andamento da sua proposta.
Terceiro Passo - Análise de Crédito
A partir das informações e documentos apresentados para análise de crédito os agentes financeiros irão analisar, entre outras coisas, se o prazo, renda declarada, idade e características do imóvel para estudo da viabilidade de concessão do crédito e a adequação do imóvel escolhido estão dentro dos parâmetros da instituição financeira.
Quarto Passo - Avaliação do Imóvel e Visita Técnica
A vistoria técnica é realizada por um engenheiro de habitação, ele vai agendar e fazer a visita com o objetivo de conhecer e caracterizar o imóvel para registro de todos os aspectos relevantes à formação de valor do imóvel.
A elaboração do laudo é iniciada após a coleta dos dados levantados na visita técnica e amostras (imóveis) com características parecidas ao imóvel objeto da avaliação. O engenheiro vai analisar e definir a metodologia mais adequada para avaliar o imóvel.
Quinto Passo - Assinatura do Contrato de Financiamento e Registro em Cartório
O Contrato de Financiamento é gerado após a análise jurídica do agente financeiro, estando tudo em conformidade o contrato é emitido e a assinatura é agendada com o comprador e o vendedor (construtora ou imobiliária).
Na assinatura do contrato o comprador faz o pagamento das despesas da operação (taxas bancárias) e do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis) que é definido pelo município que o imóvel está estabelecido e emitido pela Prefeitura.
Após o pagamanto das taxas bancárias e o ITBI é preciso efetivar o registro da operação de compra e venda. Importante lembrar que não é feito em qualquer cartório, somente os de Ofícios de Registros de Imóveis. As despesas com essa transação são pagas diretamente no cartório.