Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?
Voltar para o blog

Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

Você sabe quanto vale o seu imóvel?

Vamos há algumas perguntas chaves para ajudá-lo a definir!
1) Você conhece todo o real potencial do seu imóvel?
2) Acompanha a movimentação do mercado imobiliário?
3) Está por dentro dos investimentos públicos na região em que ele se encontra?
4) Sabe quais são as previsões para a infraestrutura e possíveis melhorias da região (expansão das vias de acesso, construção de shoppings, parques e etc.)?
5) Consegue calcular o valor estimado de aluguel sobre o valor de venda?
Se a sua resposta continua sendo não, bem provavelmente será um risco estabelecer ou até mesmo cogitar propor o valor para a sua negociação.

Mas, é claro que você pode ter dito sim para algumas de nossas indagações, afinal, conhecer o potencial do imóvel é primordial para mensurar o tamanho do seu patrimônio, no entanto, acredite, todas elas precisam ser levadas em consideração quando o assunto for a avaliação de imóveis.

Contar com a ajuda de uma empresa especializada e experiente na cidade em que o seu imóvel está localizado pode evitar que você tenha decepções futuras e até mesmo surpresas, como por exemplo, perder tempo com gastos e demandas desnecessárias devido à falta de clientes, e principalmente que seu imóvel “ajude a vender” outros com o mesmo perfil, porém mais baratos (caso o seu esteja acima do preço real de comercialização, o comprador terá a impressão que o outro está barato, uma boa oportunidade de mercado).

“Mas meu vizinho vendeu o apartamento no ano passado por um valor muito acima.”
 
Se você pretende vender ou até mesmo alugar, precisa saber que Lajeado tem se movimentado de maneira rápida e por isso, os imóveis valorizados no passado, podem ter sofrido variações. Imóveis, em sua maioria, se valorizam, mas também é possível que tenham seu valor mantido ou mesmo reduzido, em diversas circunstâncias como, por exemplo, falta de manutenção, depreciação do imóvel, mudanças na estrutura da região, da legislação, do imóvel, dentre outras mais específicas.

Ainda, em situações não tão raras, seu vizinho, na intenção de contar vantagem, pode ter aumentado o valor real da venda. Ou até mesmo, você pode ter se baseado no valor de divulgação e não necessariamente o que foi de fato fechado, visto que o proprietário pode ter se conscientizado da realidade.

Em alguns casos, o valor que você se baseou foi o de divulgação, que poderia estar acima da avaliação e não necessariamente o valor que foi realmente fechado, visto que o proprietário pode ter se conscientizado da realidade.

A avaliação de imóveis é uma tarefa que exige conhecimento e neste caso, a prática leva à precisão. Portanto, é importante considerar o preço determinado por uma avaliação de uma imobiliária de renome e destaque mercadológico, pois, quanto mais distante do preço, mais distante estará do mercado e consequentemente de concretizar o negócio.

E como faço para avaliar um imóvel?

Existem no mercado diferentes maneiras de realizar estas avaliações, algumas completas e condizentes com a realidade e outras mais superficiais.

Desconfie sempre das avaliações apressadas (aquelas em que o corretor ainda dentro do imóvel já te passa o valor), na maioria dos casos, o valor apresentado é incompatível ao do mercado, podendo ser acima ou, até mesmo, inferior ao que ele absorve, fazendo com que você perca excelentes oportunidades.

Mesmo com certo know-how, a avaliação de imóveis é uma das tarefas mais peculiares do processo de negociação, pois ela deve refletir exatamente as práticas mais atuais do mercado: as tendências de procura dos consumidores, a procura acentuada ou reduzida pelo perfil do imóvel e sua localização, assim como as particularidades de cada um (original, reformado, conservado, vista, andar, idade, qualidade de construção e acabamento) e o valor de venda ou locação de imóveis similares.

Assim sendo, uma boa imobiliária não repassa o preço imediatamente ao cliente. No geral, imobiliárias sérias contam com comitês especializados na avaliação de imóveis, que levam para a tomada de decisão os mais variados critérios, discutidos, cautelosamente, entre vários profissionais especializados.

É praxe que esta avaliação seja realizada sem custo pelas imobiliárias, no caso de interesse real na venda ou locação do bem. No entanto, se o imóvel for alvo de processo de inventário e sucessão familiar, assim como de divisão conjugal, ele necessitará de um laudo de avaliação patrimonial especificamente elaborado e adaptado aos processos jurídicos, sendo então, neste caso, cobrado um percentual a parte sobre o serviço.

Como identificar uma boa empresa ou profissional para a avaliação de imóveis?

Seria realmente maravilhoso se todo profissional tivesse um selo de qualidade, certo? Mas quem disse que ele não tem? É claro que eles não estarão estampados nos rostos ou fachadas, porém, é possível identificar a reputação de uma imobiliária através de pequenas práticas:

- Verifique a tradição da empresa;
- Busque informações sobre seu cadastro no mercado, (reclamações no Procon, indicações de pessoas que fizeram negócios com esta empresa);
- Conheça sua estrutura física;
- Visite seu website;

A escolha de uma imobiliária com boa reputação no mercado é fundamental para a negociação do seu imóvel. Além de ser um elo entre você e os compradores em potencial, ela irá conduzi-lo técnica e juridicamente no processo, desde a avaliação do imóvel, até às questões relacionadas à redação de contrato e escritura e segurança do negócio.

Priorize sempre a comunicação com a imobiliária e busque entender quais atributos foram considerados para a determinação do preço. A aproximação do proprietário com a empresa por meio do corretor responsável pela avaliação do imóvel é essencial, afinal, é ele quem lhe dará uma posição geral da aceitação do imóvel pelo mercado. É através desse feedback e da falta de propostas concretas que percebemos uma inadequação entre o preço pedido pelo imóvel e sua efetiva procura.

Saiba que para quaisquer das situações citadas acima, a Ivo Imóveis estará à sua disposição, para lhe ajudar em cada uma das etapas do processo de avaliação, busca e negociação de imóveis!

Outros posts

  1. Você sabe o que é o IPTU?

    Você sabe o que é o IPTU?

    O Imposto Predial e Territorial Urbano, popularmente conhecido como IPTU, é um tributo cobrado pelos municípios sobre toda propriedade imobiliária: casas, prédios comerciais e industriais, terrenos e...

  2. Venha fazer parte de nossa Família!

    Venha fazer parte de nossa Família!

    Olá Corretor, Nós sabemos como a vida de corretor é emocionante. As pessoas deixam em nossas mãos um dos maiores sonhos que carregam: encontrar um lar. É revigorante realizar esse sonho, mas sabemos...

  3. Veja 5 razões para você perder o medo de comprar seu imóvel

    Veja 5 razões para você perder o medo de comprar seu imóvel

    Encarar a compra de um imóvel assusta. Primeiro porque envolve tanta coisa que parece impossível dar conta de tudo, depois porque estamos falando do comprometimento de altas cifras. Mas esse processo...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Lajeado/RS

(51) 3011-0900
Aluguel - Rafaela
(51) 99309-3953
Aluguel - Ana Laura
(51) 99235-3227
Venda - Marcos
(51) 99556-3011

Lajeado/RS

Aluguel - Rafaela
(51) 99309-3953
Aluguel - Ana Laura
(51) 99235-3227
Venda - Marcos
(51) 99556-3011