7 mandamentos para conviver com seus colegas de apê
Voltar para o blog

7 mandamentos para conviver com seus colegas de apê

Morar sozinho é tipo imagem meramente ilustrativa de franquia de fast food: melhor na imaginação que na prática. Ter colegas de apê com certeza parece mais divertido, mas acaba caindo na mesma lógica. A convivência pode ser tão difícil quanto a falta dela.

Confira algumas dicas de como viver em harmonia com seus colegas de apê.

1º Mandamento – Não deixarás louça na pia.

A higiene é um dos principais causadores de atrito entre colegas de apê, talvez por ser muita subjetiva e cada um ter a sua própria noção do que é ser uma pessoa higiênica. Mesmo assim, você pode adotar algumas práticas para evitar isso. O título deste Mandamento é uma delas. Provavelmente você odeia lavar louça, mas apostamos que você detesta ainda mais lavar a louça que outros deixaram para trás. Fez baguncinha? Dá aquela arrumadinha. E cobre que seu coleguinha faça o mesmo.

2º Mandamento – Não mexerás na comida do coleguinha.

Imagine que você comprou uma barra deliciosa de chocolate para comer depois da aula e deixou guardadinha num canto, à espera de seu derradeiro fim. Ao chegar em casa, você percebe que alguém chegou na frente e acabou com seu chocolate. Pessoas já morreram por ofensas bem menores! Sério, só parece engraçado quando não é com você. São coisinhas como essa que desgastam a convivência entre colegas de apê. A solução é simples, mas exige um bom nível de respeito mútuo. Sentem e conversem claramente sobre o assunto alimentação, definam quem colabora com o quê ou se irão separar totalmente as coisas um do outro. É melhor deixar isso 100% alinhado logo de cara para evitar estresses futuros.

3º Mandamento – Não deixarás presentes espalhados pela casa.

A organização é uma questão que, assim como a higiene, pode ser um pouco subjetiva, pois cada um tem a sua noção. A principal dica que podemos dar é: use o bom senso. Ele se chama assim por uma boa razão. Não deixe suas coisas atiradas pela casa, lembre-se que você não está morando sozinho. Quer deixar tudo jogado? Faça isso apenas no seu espaço, assim você não interfere na rotina dos seus colegas de apê.

4º Mandamento – Não incendiarás o apartamento.

Sabemos que a época de faculdade vem acompanhada de muitas festas, umas comportadas, outras nem tanto. Também sabemos que a diversão é muito importante para aliviar o estresse da rotina de estudos, mas cuidado é sempre bom, ainda mais se você tem colegas de apê. Coisas bizarras podem acontecer quando bebemos além da conta, todo mundo sabe disso, é só dar uma olhada na internet. Ela está transbordando de vídeos de gente bêbada fazendo alguma bobagem por aí. O título desse mandamento é sensacionalista, ok. Provavelmente você não incendiará o seu apartamento, pelo menos é o que a gente espera. Mas saiba que não destruir o próprio lar facilita a convivência com seus colegas de apê.

5º Mandamento – Não entrarás no quarto sem bater.

A privacidade é uma coisa importante na vida de todo ser humano, mas isso não é uma tarefa fácil quando se tem colegas de apê. Considere-se sortudo se você tem um quarto individual, muitos estudantes acabam dividindo até isso com outros para reduzir o custo de vida. Procure não entrar no quarto sem bater!

6º Mandamento – Não atrapalharás o estudo alheio.

Você está estudando desesperado para a última prova do semestre, mas seu colega de apê está ouvindo música no último volume. O que você faz?

( ) Levanta calmamente e pede para que ele abaixe o volume pois você está estudando.
( ) Escreve uma carta de suicídio e pula da janela, mesmo morando no primeiro andar.
( ) Adquire uma submetralhadora russa na internet e transforma seu colega em queijo suíço.

Poucos conseguem a primeira opção num momento de raiva, nessas horas é difícil manter o bom senso. Lembre-se: você não mora sozinho. É necessário respeitar o espaço alheio, e, algumas vezes, isso inclui o silêncio.

7º Mandamento – Cumprirás os Mandamentos

Nossa última dica envolve a criação de uma espécie de código de conduta. Converse com seu colega de apê assim que vocês começarem a dividir o mesmo teto. Estabeleçam regras e tentem segui-las, na medida do possível. Nessa conversa, decidam como será a divisão de tarefas, custos e alimentos. Dialogando tudo se resolve.
Não existe fórmula secreta que possibilite uma convivência totalmente harmônica com outros seres humanos, por isso, não se assuste com os desentendimentos: eles são parte do pacote. O importante é não deixar que as coisas tomem proporções desnecessárias.

Pronto para se mudar? Conte conosco!

Outros posts

  1. 4 verdades sobre contratar os serviços de uma imobiliária

    4 verdades sobre contratar os serviços de uma imobiliária

    Se em algum momento você precisou alugar ou comprar um imóvel em Lajeado e região, já deve ter esbarrado na dúvida de “contratar” ou não, os serviços de uma imobiliária. Assim como em qualquer outra...

  2. 6 ações infalíveis para encontrar um imóvel exatamente no seu perfil

    6 ações infalíveis para encontrar um imóvel exatamente no seu perfil

    A escolha de um novo imóvel é uma etapa importante na vida de qualquer pessoa e isso vale para quem pretende morar, alugar ou investir. Seja uma casa, um apartamento ou uma sala comercial, estamos fal...

  3. 6 detalhes extremamente importantes que você deve observar na hora de visitar um imóvel

    6 detalhes extremamente importantes que você deve observar na hora de visitar um imóvel

    A visita ao imóvel é a etapa mais importante para quem está comprometido com a compra ou aluguel de um imóvel. Existem diversas formas de visualizar o imóvel na internet, mas nenhuma delas se mostra...

Itapema - SC

Vendas - Ivo
47 98840-8008 '
Vendas - Ivo
51 98109-8190 '

Lajeado - RS

Aluguel - Marilene
51 3011-0900 '
Aluguel - Rafaela
51 99309-3953 '
Aluguel - Ana Laura
51 99235-3227 '
Vendas - Guilherme
51 98544-9694 '

Itapema - SC

Vendas - Ivo
47 98840-8008 '
Vendas - Ivo
51 98109-8190 '

Lajeado - RS

Aluguel - Marilene
51 3011-0900 '
Aluguel - Rafaela
51 99309-3953 '
Aluguel - Ana Laura
51 99235-3227 '
Vendas - Guilherme
51 98544-9694 '