Como calcular as prestações do financiamento?
Voltar para o blog

Como calcular as prestações do financiamento?

Saber o que compõe a prestação do financiamento imobiliário é fundamental no momento de escolher por uma instituição financeira.

Para além dos juros e do valor bruto das parcelas, seguros e custos de administração fazem a diferença no preço final de um financiamento imobiliário. E é aí que a diferença tarifária entre um banco e outro se torna mais evidentes. Entenda melhor sobre os itens que compõem a parcela de um financiamento imobiliário.

Amortização - A amortização é a devolução do dinheiro emprestado pelo banco. A soma de todas as parcelas deve totalizar o valor obtido com a instituição financeira. A forma de realizar essa operação pode variar bastante, mas os principais sistemas aplicados são o Sistema de Amortização Constante (SAC) e o Sistema Francês de Amortização (PRICE).

Durante todo período em que o imóvel estiver financiado, o cliente poderá realizar amortizações do seu saldo devedor. A cada amortização serão apresentadas ao cliente duas possibilidades: manter o valor de parcela e diminuir o prazo ou manter o prazo e diminuir o valor da parcela. Além disso o saldo também pode ser quitado, sem nenhum ônus ao cliente. Em ambos os casos (amortização e quitação) o cálculo do saldo devedor sempre será realizado em valor presente, eliminando juros, seguros e taxas futuras.

Juros - O juro é o valor cobrado pela instituição financeira para ofertar o capital. Um dos principais fatores a se considerar, já que a taxa pode variar significativamente de banco para banco.

Seguro de Morte e Invalidez Permanente (MIP) - Este seguro é de contratação obrigatória e serve como garantia para a instituição financeira de que haverá resgate do empréstimo em caso de morte ou invalidez permanente do comprador, conforme a participação da renda do proponente em questão, no financiamento. O valor do seguro é calculado sobre o saldo devedor e varia de acordo com a idade do comprador.

Seguro de danos físicos ao imóvel - Seguro contra eventuais desastres que pode alterar o valor do bem garantidor do empréstimo, conforme especificações da apólice. Ele é calculado como um percentual do valor de avaliação do imóvel.

Taxa administrativa - É uma tarifa cobrada pela instituição financeira pelos custos incorridos na operação de financiamento imobiliário.

Outros posts

  1. Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale o seu imóvel? Vamos há algumas perguntas chaves para ajudá-lo a definir! 1) Você conhece todo o real potencial do seu imóvel? 2) Acompanha a movimentação do mercado imobiliári...

  2. Você sabe o que é o IPTU?

    Você sabe o que é o IPTU?

    O Imposto Predial e Territorial Urbano, popularmente conhecido como IPTU, é um tributo cobrado pelos municípios sobre toda propriedade imobiliária: casas, prédios comerciais e industriais, terrenos e...

  3. Venha fazer parte de nossa Família!

    Venha fazer parte de nossa Família!

    Olá Corretor, Nós sabemos como a vida de corretor é emocionante. As pessoas deixam em nossas mãos um dos maiores sonhos que carregam: encontrar um lar. É revigorante realizar esse sonho, mas sabemos...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Lajeado/RS

Fixo
(51) 3011-0900
Aluguel - Laura Deves
(51) 99309-3953
Venda - Marcos
(51) 99556-3011 (51) 99235-3227

Lajeado/RS

Aluguel - Laura Deves
(51) 99309-3953
Venda - Marcos
(51) 99556-3011 (51) 99235-3227