Como calcular as prestações do financiamento?
Voltar para o blog

Como calcular as prestações do financiamento?

Saber o que compõe a prestação do financiamento imobiliário é fundamental no momento de escolher por uma instituição financeira.

Para além dos juros e do valor bruto das parcelas, seguros e custos de administração fazem a diferença no preço final de um financiamento imobiliário. E é aí que a diferença tarifária entre um banco e outro se torna mais evidentes. Entenda melhor sobre os itens que compõem a parcela de um financiamento imobiliário.

Amortização - A amortização é a devolução do dinheiro emprestado pelo banco. A soma de todas as parcelas deve totalizar o valor obtido com a instituição financeira. A forma de realizar essa operação pode variar bastante, mas os principais sistemas aplicados são o Sistema de Amortização Constante (SAC) e o Sistema Francês de Amortização (PRICE).

Durante todo período em que o imóvel estiver financiado, o cliente poderá realizar amortizações do seu saldo devedor. A cada amortização serão apresentadas ao cliente duas possibilidades: manter o valor de parcela e diminuir o prazo ou manter o prazo e diminuir o valor da parcela. Além disso o saldo também pode ser quitado, sem nenhum ônus ao cliente. Em ambos os casos (amortização e quitação) o cálculo do saldo devedor sempre será realizado em valor presente, eliminando juros, seguros e taxas futuras.

Juros - O juro é o valor cobrado pela instituição financeira para ofertar o capital. Um dos principais fatores a se considerar, já que a taxa pode variar significativamente de banco para banco.

Seguro de Morte e Invalidez Permanente (MIP) - Este seguro é de contratação obrigatória e serve como garantia para a instituição financeira de que haverá resgate do empréstimo em caso de morte ou invalidez permanente do comprador, conforme a participação da renda do proponente em questão, no financiamento. O valor do seguro é calculado sobre o saldo devedor e varia de acordo com a idade do comprador.

Seguro de danos físicos ao imóvel - Seguro contra eventuais desastres que pode alterar o valor do bem garantidor do empréstimo, conforme especificações da apólice. Ele é calculado como um percentual do valor de avaliação do imóvel.

Taxa administrativa - É uma tarifa cobrada pela instituição financeira pelos custos incorridos na operação de financiamento imobiliário.

Outros posts

  1. 4 verdades sobre contratar os serviços de uma imobiliária

    4 verdades sobre contratar os serviços de uma imobiliária

    Se em algum momento você precisou alugar ou comprar um imóvel em Lajeado e região, já deve ter esbarrado na dúvida de “contratar” ou não, os serviços de uma imobiliária. Assim como em qualquer outra...

  2. 6 ações infalíveis para encontrar um imóvel exatamente no seu perfil

    6 ações infalíveis para encontrar um imóvel exatamente no seu perfil

    A escolha de um novo imóvel é uma etapa importante na vida de qualquer pessoa e isso vale para quem pretende morar, alugar ou investir. Seja uma casa, um apartamento ou uma sala comercial, estamos fal...

  3. 6 detalhes extremamente importantes que você deve observar na hora de visitar um imóvel

    6 detalhes extremamente importantes que você deve observar na hora de visitar um imóvel

    A visita ao imóvel é a etapa mais importante para quem está comprometido com a compra ou aluguel de um imóvel. Existem diversas formas de visualizar o imóvel na internet, mas nenhuma delas se mostra...

Lajeado - RS

Aluguel - Marilene
51 3011-0900 '
Aluguel - Rafaela
51 99309-3953 '
Aluguel - Ana Laura
51 99235-3227 '
Vendas - Guilherme
51 98544-9694 '

Itapema - SC

Vendas - Ivo
47 98840-8008 '
Vendas - Ivo
51 98109-8190 '

Lajeado - RS

Aluguel - Marilene
51 3011-0900 '
Aluguel - Rafaela
51 99309-3953 '
Aluguel - Ana Laura
51 99235-3227 '
Vendas - Guilherme
51 98544-9694 '

Itapema - SC

Vendas - Ivo
47 98840-8008 '
Vendas - Ivo
51 98109-8190 '