4 verdades sobre contratar os serviços de uma imobiliária
Voltar para o blog

4 verdades sobre contratar os serviços de uma imobiliária

Se em algum momento você precisou alugar ou comprar um imóvel em Lajeado e região, já deve ter esbarrado na dúvida de “contratar” ou não, os serviços de uma imobiliária.

Assim como em qualquer outra área, um corretor de imóveis possui formação e qualificação adequada para oferecer segurança à ambos os envolvidos. Por isso, o acompanhamento e intermediação da aquisição do imóvel pode tornar tudo mais fácil e seguro, porém, é importante que você se certifique sobre a credibilidade da imobiliária antes de iniciar qualquer relação.

Uma ação pouco comum, mas de grande importância para garantir o sucesso do seu negócio é conhecer a imobiliária na qual o seu imóvel será vendido, comprado ou alugado ainda no início do relacionamento e não apenas no ato do fechamento.

Pode parecer simples, mas saber qual a estrutura dessa empresa e o compromisso dela com a sua necessidade pode mudar os rumos de sua negociação, afinal, um imóvel é um bem de alto valor, e por esse motivo, saber quem está lhe apoiando pode fazer grande diferença a curto, médio e longo prazo.

Quero comprar, como posso me beneficiar com essa parceria?

1 – Visitas, visitas e mais visitas!

Como dissemos em outros artigos, quanto maior o número de imóveis que você se dispuser a conhecer, maiores são as chances de se fazer um bom negócio e claro, de você ficar satisfeito com a sua escolha. Para isso, o apoio de uma imobiliária é imprescindível, afinal, grande parte delas possuem além de um excelente mapeamento em sua área de atuação, um grande número de imóveis na base.

Aliás, vale lembrar que muitas vezes, a pedido dos próprios proprietários, há alguns imóveis com excelentes condições que não são disponibilizados em nenhum site ou portal de vendas e que apenas as imobiliárias responsáveis podem apresentá-los.

2 – Segurança

No processo burocrático é fundamental a análise completa da documentação do imóvel e dos proprietários logo após acordada a condição de compra e antes de qualquer evolução para a assinatura do contrato.

Embora anunciado a venda, a conferência final da viabilidade da negociação, deve certificar que não há nenhuma situação restritiva a uma venda segura, como por exemplo, alguma causa impeditiva ou mesmo uma dívida do proprietário que possa recair sobre o bem.

3 – Transparência e ganho de tempo

É responsabilidade da imobiliária, assegurado por lei e fiscalizada pelo CRECI – órgão regulador da profissão, a total transparência com relação a situação física e jurídica do imóvel.

É também papel da mesma apresentar oportunidades que cabem dentro do seu orçamento e negociar com o proprietário a condição de compra que melhor se enquadra em sua necessidade.

A propósito, o acompanhamento da imobiliária é fundamental para dar celeridade à busca, uma vez que o corretor irá direcionar apenas os imóveis que estão exatamente dentro do seu perfil.

4 – Serviços Adicionais

Já é possível encontrar no mercado algumas imobiliárias que utilizam do seu bom relacionamento com as principais instituições financeiras para oferecer serviços diferenciados como o propósito de facilitar a sua busca – aprovação de crédito, consórcio e até mesmo despachante.

Com estes serviços, você não só terá a tranquilidade e segurança de realizar tudo em um só lugar como também se beneficiará com o apoio de um profissional já de sua confiança em todo o processo.

E se eu quiser vender?

1 – Segurança

Não é de hoje que investir em bens imóveis tem sido uma excelente opção para expansão do patrimônio. Diante disso, ao mesmo tempo em que é possível haver interessados reais em seu bem, há também um grande risco de expor você e sua casa a um completo desconhecido. Tem sido frequente o número de estelionatários a espera de vendedores inexperientes.

2 – Adequação ao Mercado

São muitos os critérios que envolvem a determinação do preço de um imóvel, exigindo extremo conhecimento do profissional responsável e claro, prática para a precisão.

Contar com a ajuda de uma empresa especializada e experiente no bairro em que o seu imóvel está localizado pode evitar que você tenha decepções futuras e até mesmo surpresas, como por exemplo, perder tempo com gastos e demandas desnecessárias devido à falta de clientes, e principalmente que seu imóvel “ajude a vender” outros com o mesmo perfil, porém mais baratos (caso o seu esteja acima do preço real de comercialização, o comprador terá a impressão que o outro está barato).

Além disso, um corretor com olhar treinado poderá lhe dar dicas de como deixar a seu imóvel ainda mais atraente aos olhos do comprador e apresentá-la para pessoas que estejam aderentes ao perfil.

3 – Visibilidade

Além da divulgação no site da imobiliária, o seu imóvel também será incluído nas principais mídias de anúncios imobiliários, com o preço de venda bem definido, quanto maior a visibilidade, maiores as chances de você fazer um bom negócio.

4 – Conhecimento e Negociação

É claro que você pode ter inegáveis habilidades comerciais e por isso se sentir seguro para conduzir sua própria negociação. No entanto, deve estar claro que a experiência na hora de fechar um negócio imobiliário é imprescindível.

Apesar dos inúmeros motivos apresentados neste artigo, a negociação é a que possui maior peso na hora de optar por escolher ou não o apoio de uma imobiliária. Vendendo um imóvel sem o auxílio de um especialista, você receberá muitas propostas de curiosos e especuladores. Um corretor por sua vez já está habituado a reconhecer e filtrar os reais interessados para elevar as possibilidades de venda.

Além disso, há uma extenso checklist que precisa ser conferido para garantir a veracidade e credibilidade da negociação, como por exemplo, a conferência da documentação do vendedor e comprador e pagamento das taxas e impostos.

Outros posts

  1. Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale o seu imóvel? Vamos há algumas perguntas chaves para ajudá-lo a definir! 1) Você conhece todo o real potencial do seu imóvel? 2) Acompanha a movimentação do mercado imobiliári...

  2. Você sabe o que é o IPTU?

    Você sabe o que é o IPTU?

    O Imposto Predial e Territorial Urbano, popularmente conhecido como IPTU, é um tributo cobrado pelos municípios sobre toda propriedade imobiliária: casas, prédios comerciais e industriais, terrenos e...

  3. Venha fazer parte de nossa Família!

    Venha fazer parte de nossa Família!

    Olá Corretor, Nós sabemos como a vida de corretor é emocionante. As pessoas deixam em nossas mãos um dos maiores sonhos que carregam: encontrar um lar. É revigorante realizar esse sonho, mas sabemos...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Lajeado/RS

Aluguel - Laura Deves
(51) 3011-0900
Aluguel - Laura Deves
(51) 99309-3953
Aluguel - Ana Laura
(51) 99235-3227
Venda - Marcos
(51) 99556-3011

Lajeado/RS

Aluguel - Laura Deves
(51) 99309-3953
Aluguel - Ana Laura
(51) 99235-3227
Venda - Marcos
(51) 99556-3011