Como guardar dinheiro: 8 dicas para viver de forma mais econômica
Voltar para o blog

Como guardar dinheiro: 8 dicas para viver de forma mais econômica

Todo mundo tem sonhos. Comprar um carro, adquirir o imóvel próprio, fazer uma viagem de volta ao mundo… Infelizmente, para alcançá-los há alto custo financeiro. Mas se você não consegue guardar dinheiro para tornar esses desejos realidade, é porque está gastando demais em relação à sua renda. Nada que algumas noções básicas de organização financeira não ajudem.

A primeira delas é ter o costume de anotar todos os gastos, desde os mais insignificantes, como o cafezinho depois do almoço, até os mais caros, como o aluguel do apartamento. O velho caderninho serve, mas uma planilha no Excel ou um software de organização de finanças pessoais são bem melhores.

Feito isso, o passo seguinte é analisar as anotações e descobrir quais são os principais gargalos. Com as despesas colocadas no papel ou na tela, fica muito mais fácil visualizar quais os gastos que mais prejudicam o seu orçamento. A partir daí, trace metas de economia e comece a apertar o cinto.

8 dicas para guardar dinheiro!

 
Leia os seguintes conselhos, leve-os a sério e consiga, finalmente, economizar o dinheiro que está precisando para realizar seus grandes sonhos:

1. Cozinhe

Entre as maiores despesas de qualquer família está a alimentação. Quando várias refeições são feitas em restaurantes, os gastos disparam. Se isso for permitido no seu local de trabalho, leve uma marmita com comida de casa. Nos finais de semana, prefira a cozinha ao point da moda.

2. Revise os planos de assinatura

Seus gastos mensais fixos precisam ser tão altos? Em vez de tantos minutos para falar no celular, não seria melhor um plano mais barato que priorize a internet para se comunicar via Whatsapp? E quanto à TV por assinatura, será que assinar o Netflix não é o suficiente? Outra dica é assinar as versões digitais dos seus jornais e revistas preferidos, que costumam ser mais econômicas.

3. Administre melhor seu dinheiro

A gestão do dinheiro no banco, em investimentos e em cartões faz bastante diferença no final do ano. Tem dinheiro parado? Converse com o seu gerente e descubra opções que rendem mais do que a poupança. Tem dívidas com juros altos? Faça um empréstimo consignado, a juros menores, e pague tudo de uma vez. Ah, e jamais use cheque especial e o crédito rotativo do cartão.

4. Mude seus hobbies

Se você quer guardar dinheiro, está na hora de priorizar programas gratuitos. Em vez de cinema e shows caros, informe-se sobre os eventos culturais abertos na sua cidade. Para não precisar pagar a mensalidade da academia, exercite-se correndo no parque.

5. Vá a pé

O transporte é outro gasto significativo, principalmente para uma pessoa que estuda e/ou trabalha. Sempre que for possível, desloque-se a pé ou de bicicleta. Se não der, a preferência é ônibus e carona (dar ou receber), dividindo os gastos com gasolinas. Evite ao máximo ir de carro sozinho ou pegar táxi.

6. Seja um consumidor consciente

Não há como guardar dinheiro se você não deixar de comprar por impulso. Gaste dinheiro apenas quando for necessário, e procure aproveitar cupons de descontos, promoções e programas de fidelidade. E crie o costume de comparar os preços antes de comprar – há serviços online que facilitam essa tarefa, como o Buscapé, Zoom, Bondfaro e Google Shopping.

7. Trabalhe mais

Se você tiver disposição e disponibilidade, procure oportunidades de aumentar o seu salário. Pode ser fazendo horas extras ou trabalhando como freelancer prestando consultoria na sua área de atuação.

8. Não esqueça de aproveitar a vida

Na verdade, essa não é uma dica que vai fazer você guardar dinheiro, mas não poderíamos deixar de fazer esse adendo. Você deve levar os seus planos a sério, mas não a ponto de parar de aproveitar alguns prazeres que custam dinheiro. Então cuide para não se tornar uma pessoa mesquinha.

Se você não quer abrir mão de momentos como um final de semana na praia ou delícias como o risoto do seu restaurante preferido, de repente vale a pena suavizar um pouco as suas metas e ter uma rotina mais feliz.

O que achou das nossas dicas? Pronto para ter um dia a dia mais econômico e guardar dinheiro? Se o seu grande sonho é adquirir um imóvel, a Ivo Imóveis pode ajudar.

Entre em contato conosco e faça uma simulação financeira para planejar a compra do imóvel tão sonhado.

Outros posts

  1. 4 verdades sobre contratar os serviços de uma imobiliária

    4 verdades sobre contratar os serviços de uma imobiliária

    Se em algum momento você precisou alugar ou comprar um imóvel em Lajeado e região, já deve ter esbarrado na dúvida de “contratar” ou não, os serviços de uma imobiliária. Assim como em qualquer outra...

  2. 6 ações infalíveis para encontrar um imóvel exatamente no seu perfil

    6 ações infalíveis para encontrar um imóvel exatamente no seu perfil

    A escolha de um novo imóvel é uma etapa importante na vida de qualquer pessoa e isso vale para quem pretende morar, alugar ou investir. Seja uma casa, um apartamento ou uma sala comercial, estamos fal...

  3. 6 detalhes extremamente importantes que você deve observar na hora de visitar um imóvel

    6 detalhes extremamente importantes que você deve observar na hora de visitar um imóvel

    A visita ao imóvel é a etapa mais importante para quem está comprometido com a compra ou aluguel de um imóvel. Existem diversas formas de visualizar o imóvel na internet, mas nenhuma delas se mostra...

Itapema - SC

Vendas - Ivo
47 98840-8008 '
Vendas - Ivo
51 98109-8190 '

Lajeado - RS

Aluguel - Marilene
51 3011-0900 '
Aluguel - Rafaela
51 99309-3953 '
Aluguel - Ana Laura
51 99235-3227 '
Vendas - Guilherme
51 98544-9694 '

Itapema - SC

Vendas - Ivo
47 98840-8008 '
Vendas - Ivo
51 98109-8190 '

Lajeado - RS

Aluguel - Marilene
51 3011-0900 '
Aluguel - Rafaela
51 99309-3953 '
Aluguel - Ana Laura
51 99235-3227 '
Vendas - Guilherme
51 98544-9694 '