O real papel do corretor de imóveis e a importância da visita
Voltar para o blog

O real papel do corretor de imóveis e a importância da visita

Os motivos para querer um novo lar são muitos, mas a dúvida é sempre uma: por onde começar?

A escolha de um imóvel é composta por várias etapas e ultrapassa a ação de apenas encontrar aquele pelo qual você irá se apaixonar, afinal, passado os efeitos emocionais, é hora de enfrentar as devidas burocracias. A avaliação dos documentos, a assinatura do contrato e o pagamento das taxas requer além de conhecimento, atenção, para que no futuro você não se preocupe com detalhes que poderiam ter sido facilmente evitados com o acompanhamento de um profissional.

Para garantir essa tranquilidade, conte sempre com dois pontos-chave: a visita ao imóvel e o corretor imobiliário.

Veja só, quem melhor que você para analisar o que realmente é necessário? E como saber se mesmo diante do que parece ser o imóvel dos sonhos, é de fato a melhor oportunidade?

O Papel do Corretor

Ter um corretor de qualidade e confiança é essencial no seu processo de compra. Depois de você, não há ninguém além dele, que entenda a importância de se fazer uma escolha planejada e consciente.

Um bom corretor atua muito mais como um consultor do que como vendedor, no entanto é necessário que o ajude a te ajudar, afinal, vocês estão do mesmo lado. Enquanto você sabe exatamente o que procura, ele sabe onde irá encontrar, por isso, faça dele seu melhor aliado.

Como ponto de partida, para que vocês sigam na mesma direção, recomendamos que passe para o profissional escolhido o maior número de informações possíveis sobre sua intenção de compra. Uma dica interessante é listar o que o imóvel ideal para você deve ou não ter, as regiões que gostaria de visitar e os motivos pelos quais está saindo de onde reside atualmente:

- Qual o tipo de imóvel que você deseja?
- Qual a finalidade do mesmo? Moradia, Investimento?
- Qual valor pretende investir?
- Pretende utilizar financiamento, FGTS (ou algum outro recurso bancário)?
- Quer ficar em uma região com bastante comércio?
- O que você não gostaria de abrir mão?

Com estas informações bem definidas, será mais fácil não só para o corretor que irá lhe apresentar opções dentro do seu perfil, como para você, que poderá aproveitar melhor a visita, sabendo exatamente o que observar.

E não se preocupe, você com certeza saberá quando um corretor merece a sua confiança, o atendimento será diferenciado.
 
A Importância da Visita ao Imóvel

Quando falamos em compra consciente principalmente em se tratando de um bem de alto valor, a afirmação pode soar um tanto quanto óbvia, porém, esta consciência a qual nos referimos, só ocorre quando as visitas à vários imóveis são prioridade, o que nem sempre acontece, afinal, ainda há ainda um certo bloqueio por parte dos compradores com relação a disponibilizar um determinado tempo para conhecê-los, idealizando encontrar o imóvel “ideal” apenas através dos anúncios online.

Apesar da praticidade que a tecnologia nos proporciona, ainda não inventaram uma forma melhor de encontrar o imóvel perfeito que não o visitando presencialmente, só assim você terá base de comparação e a certeza de uma compra bem-feita. Por melhor que sejam as fotos de um determinado imóvel, nada substitui o seu olhar.

O importante é não se limitar a visitar apenas 1 ou 2 imóveis, mas sim, em conhecer o máximo possível nos períodos em que estiver disponível. Não há um número ideal de visitas que se deve realizar, porém, nossa sugestão é que você conheça o máximo de características e estilos ainda que alguns não estejam 100% no seu perfil. Muitas vezes você pode se surpreender positivamente com algum detalhe que não imaginava e estará muito mais confiante na hora de fechar negócio.

É claro que esta compra consciente não é uma tarefa fácil, afinal, ela exige disponibilidade, e como dissemos anteriormente, os efeitos emocionais de comprar um novo imóvel podem deixá-la ainda mais cansativa.

Dessa forma, para amenizar este sentimento e realizar as comparações necessárias, sugerimos algumas atitudes, antes mesmo de iniciar o processo:

- Escolha a região que deseja morar e liste os motivos da escolha;
- Visite vários imóveis, mesmo que não estejam completamente dentro do perfil desejado;
- Aceite visitar imóveis em outras regiões próximas às que você definiu;
- Liste o que o imóvel de seus sonhos deve ou não ter e os motivos de cada item;
- Esteja disposto a abrir mão.

Sim, abrir mão muitas vezes pode ser necessário. É muito comum, principalmente no início da busca não ter total clareza do que você está buscando, principalmente por existir no mercado propostas que vão além de suas expectativas, mas que se encaixam em suas possibilidades. Por isso, algumas vezes é importante ceder ao que lhe chama atenção no momento, mesmo que não tenha nada a ver com o que foi traçado de início e principalmente deixar que neste momento a experiência do corretor te ajude.

Lembre-se sempre de contar com seu corretor para tirar dúvidas, debater ideias e fornecer mais informações sobre o que você busca. Só assim, ele poderá lapidar sua pesquisa e encontrar oportunidades que se encaixem no seu perfil.

Outros posts

  1. Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale o seu imóvel? Vamos há algumas perguntas chaves para ajudá-lo a definir! 1) Você conhece todo o real potencial do seu imóvel? 2) Acompanha a movimentação do mercado imobiliári...

  2. Você sabe o que é o IPTU?

    Você sabe o que é o IPTU?

    O Imposto Predial e Territorial Urbano, popularmente conhecido como IPTU, é um tributo cobrado pelos municípios sobre toda propriedade imobiliária: casas, prédios comerciais e industriais, terrenos e...

  3. Venha fazer parte de nossa Família!

    Venha fazer parte de nossa Família!

    Olá Corretor, Nós sabemos como a vida de corretor é emocionante. As pessoas deixam em nossas mãos um dos maiores sonhos que carregam: encontrar um lar. É revigorante realizar esse sonho, mas sabemos...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Lajeado/RS

Aluguel - Laura Deves
(51) 3011-0900
Aluguel - Laura Deves
(51) 99309-3953
Aluguel - Ana Laura
(51) 99235-3227
Venda - Marcos
(51) 99556-3011

Lajeado/RS

Aluguel - Laura Deves
(51) 99309-3953
Aluguel - Ana Laura
(51) 99235-3227
Venda - Marcos
(51) 99556-3011