Checklist indispensável para quem vai alugar um imóvel
Voltar para o blog

Checklist indispensável para quem vai alugar um imóvel

Para quem está alugando um imóvel, seja pela primeira vez ou não, seja para morar ou passar férias, o checklist é sempre uma boa forma de se manter organizado e não esquecer de nenhum detalhe. Neste post, falaremos sobre o que é importante levar em consideração na hora do aluguel e não pode faltar no seu checklist para evitar problemas futuros.

Rua tranquila e segura

Avaliar onde o imóvel está localizado é um fator muito importante. Buscar informações com vizinhos a respeito do índice de violência nas proximidades ou barulho na vizinhança podem evitar riscos futuros. Casos seus horários exijam mais cautela ao entrar e sair do imóvel é importante avaliar se o prédio ou condomínio de casas possui sistema de vigilância ou serviço de portaria. Procurar saber se há supermercados, farmácias, ponto de ônibus ou táxi próximos é uma atitude inteligente a ser tomada.

Localização

Às vezes o imóvel parece se encaixar naquela característica máxima de perfeição, mas fica completamente fora de caminho para o seu trabalho ou local que você precisa ir constantemente, como exemplo, universidade ou escola dos filhos e o tempo de deslocamento poderia prejudicar você. Então é importante avaliar se a localização do imóvel é um ponto a favor ou contra a sua rotina.

Valor total do imóvel

Nesse aspecto, o valor a ser considerado, não é somente o do aluguel, mas também impostos, IPTU (que algumas vezes é negociado para o inquilino pagar), taxas de condomínio e água – valores que, somados, podem impactar nos gastos que você terá alugando sozinho ou com sua família.

Necessidade de reforma

É importante avaliar bem as condições físicas do imóvel, analisar se ele necessita de reforma e se você está disposto a desembolsar uma grana para arrumar algo que não será seu.

Garagem

Se você possui carro ou moto, uma dúvida que deve ser sanada logo na primeira visita é se o imóvel possui garagem ou não. Às vezes, ao visitar o imóvel ele apresenta todas as características procuradas, mas não possui garagem. Nesse caso, é necessário avaliar se alugar um box por fora cabe no seu orçamento.

Andar x escada ou elevador

Se o imóvel em questão for apartamento, é importante levar em consideração o andar e se o prédio possui elevador ou será preciso carregar aquelas várias sacolas de compras na mão por 4 andares. Nos primeiros meses a vista lá de cima pode até compensar, mas, com o passar do tempo, subir tantos degraus pode se tornar desgastante.

Posso sair do imóvel antes do contrato terminar?

Essa é uma dúvida comum, que deve ser feita na primeira conversa com a imobiliária. Normalmente, o locatário pode sair antes do contrato, mas cada proprietário faz as suas regras. Normalmente há uma multa que é maior quando o contrato ainda está no começo.

Outros pontos como: o piso, a umidade, a área de serviço e a posição solar também podem estar no seu checklist.

Mas agora que já temos em mente tudo que é relevante para a decisão é só montar o seu checklist e escolher seu imóvel!

Outros posts

  1. Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale o seu imóvel? Vamos há algumas perguntas chaves para ajudá-lo a definir! 1) Você conhece todo o real potencial do seu imóvel? 2) Acompanha a movimentação do mercado imobiliári...

  2. Você sabe o que é o IPTU?

    Você sabe o que é o IPTU?

    O Imposto Predial e Territorial Urbano, popularmente conhecido como IPTU, é um tributo cobrado pelos municípios sobre toda propriedade imobiliária: casas, prédios comerciais e industriais, terrenos e...

  3. Venha fazer parte de nossa Família!

    Venha fazer parte de nossa Família!

    Olá Corretor, Nós sabemos como a vida de corretor é emocionante. As pessoas deixam em nossas mãos um dos maiores sonhos que carregam: encontrar um lar. É revigorante realizar esse sonho, mas sabemos...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Lajeado/RS

Fixo
(51) 3011-0900
Mari - Aluguel
(51) 99309-3953
Ivo - Vendas
(51) 98109-8190

Lajeado/RS

Mari - Aluguel
(51) 99309-3953
Ivo - Vendas
(51) 98109-8190