Crédito imobiliário: A importância de pré-aprovar o seu antes de escolher um imóvel
Voltar para o blog

Crédito imobiliário: A importância de pré-aprovar o seu antes de escolher um imóvel

Imagine que você, após meses buscando um imóvel, finalmente encontra aquele que faz seus olhos brilharem. Já se vendo nele, inicia o processo para a aprovação do seu crédito imobiliário, quando descobre que o tempo entre a organização dos documentos até a aprovação do financiamento, pode ser o suficiente para perder o imóvel para outra pessoa.

Certo de que aquele é o imóvel ideal, você decide esperar, mas, quando finalmente seu crédito é aprovado, é informado de que o imóvel foi vendido para outra pessoa interessada.

Chato, não? O pior, é que essa situação ocorre com mais frequência do que se imagina. Afinal, um comportamento comum de quem pretende comprar um imóvel, é dar início aos trâmites para financiamento só depois de encontrar o imóvel desejado.

Se o seu interesse é financiar, ou se cogita utilizar esse recurso em algum momento, recomendamos que comece desde já a buscar as informações necessárias!

De uma forma geral, o risco de outro comprador se interessar pelo imóvel que lhe despertou interesse existe e a frustração de perdê-lo é horrível. Por isso, é importante saber que a agilidade da negociação irá na maioria das vezes determinar quem conquistará a oportunidade.

Para quem depende do financiamento, mais importante que fazer uma condição de compra é se preparar para ela e nesse caso, aprovar o crédito imobiliário precisa ser a tarefa principal. Mesmo porque, antes de dedicar o tempo necessário para a busca, é importante saber se as parcelas do financiamento caberão no seu orçamento. Além disso, há ainda a probabilidade de ser aprovado um crédito menor do que o esperado ou haver alguma restrição que demandaria maior tempo para regularização.

Quando você opta por requisitar a aprovação de crédito, a primeira coisa que deve estar claro é que você não é obrigado a utilizá-lo, nem mesmo se comprometer a isso. Em segundo, a aprovação do financiamento pode ser realizada de maneira gratuita, independente da instituição financeira escolhida. Ainda, ao aprovar seu crédito, você terá uma espécie de termômetro do seu perfil e poderá saber suas reais chances de adquirir um imóvel.

Outra informação essencial é que mesmo se o crédito imobiliário aprovado para você tenha sido superior ao valor de sua compra, não há a necessidade de utilizá-lo por completo. Por exemplo, se você possui aprovação para utilizar R$ 200.000,00 e constata que precisará de apenas R$ 100.000,00, não é necessário completar o valor aprovado.

Hoje, o percentual máximo de aprovação de crédito em relação ao preço do imóvel varia de banco para banco, podendo chegar a até 90% do valor total do imóvel. Sendo assim, é necessário que você tenha disponível no mínimo a diferença do restante para desenvolver a compra. Cabe ressaltar que quanto maior o valor do “sinal” (valor pago na assinatura do contrato de compra e venda), mais fácil fica do possível vendedor aceitar suas condições de compra, visto que 10% do valor do imóvel que ele está vendendo provavelmente não supra os 10% do valor do imóvel que ele provavelmente estará comprando.

Por fim, diante dessas informações, já é possível concluir que essa é uma etapa que pode ser realizada rapidamente, o que não impede de fazê-la logo no início de sua busca. Sabendo o valor disponível em seu crédito imobiliário, você garantirá maior celeridade quando encontrar o seu imóvel, reduzindo o risco de perder um bom negócio por não ter se preparado para ele.

Outros posts

  1. Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale (de verdade) o seu imóvel?

    Você sabe quanto vale o seu imóvel? Vamos há algumas perguntas chaves para ajudá-lo a definir! 1) Você conhece todo o real potencial do seu imóvel? 2) Acompanha a movimentação do mercado imobiliári...

  2. Você sabe o que é o IPTU?

    Você sabe o que é o IPTU?

    O Imposto Predial e Territorial Urbano, popularmente conhecido como IPTU, é um tributo cobrado pelos municípios sobre toda propriedade imobiliária: casas, prédios comerciais e industriais, terrenos e...

  3. Venha fazer parte de nossa Família!

    Venha fazer parte de nossa Família!

    Olá Corretor, Nós sabemos como a vida de corretor é emocionante. As pessoas deixam em nossas mãos um dos maiores sonhos que carregam: encontrar um lar. É revigorante realizar esse sonho, mas sabemos...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso

Lajeado/RS

(51) 3011-0900
Aluguel - Rafaela
(51) 99309-3953
Aluguel - Ana Laura
(51) 99235-3227
Venda - Marcos
(51) 99556-3011

Lajeado/RS

Aluguel - Rafaela
(51) 99309-3953
Aluguel - Ana Laura
(51) 99235-3227
Venda - Marcos
(51) 99556-3011